Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empregadas Gestantes e o enfrentamento da pandemia.

    Considerações sobre a nota técnica emitida pelo Ministério Público do Trabalho, sobre os riscos enfrentados pelas gestantes no comparecimento aos postos de trabalho.

    Publicado por Guilherme Aires
    há 3 anos

    O Ministério Público do Trabalho, ciente das condições não favoráveis de trabalho realizados pela trabalhadora gestante frente a crise enfrentada pelo Corona vírus, decidiu lançar nota técnica para flexibilizar as normas de trabalho desempenhadas pelas gestantes.

    A Nota Técnica de nº 01/2021, considerando os graves riscos que se submetem as mulheres grávidas a exposição ao risco de contaminação pela Covid-19 no ambiente de trabalho, recomenda o afastamento da gestante independentemente da idade gestacional do posto de trabalho.

    A empresa que não afastar a trabalhadora gestante pode ser responsabilizada na esfera civil (art. 186 CC), administrativa e criminal (art. 132 CP). Sendo ainda vedado a dispensa dessas trabalhadoras sob pena de considerar-se dispensa discriminatória, conforme prevista no art. 373-A, inciso II, da CLT e art. 4 da Lei 9.029/99.

    A nota técnica insta as empresas, sindicatos e órgãos da Administração Pública a adotarem as seguintes medidas, para garantir a proteção de trabalhadoras gestantes:

    a) Retirar das escalas de trabalho presencial as trabalhadoras gestantes;

    b) Garantir as trabalhadoras gestantes a realização de trabalho de modo remoto, quando compatível com a função;

    c) Evitar que as trabalhadoras gestantes compareçam ao local de trabalho, podendo adotar medidas alternativas como: interrupção do contrato de trabalho; concessão de férias coletivas integrais ou parciais, suspensão do contrato de trabalho, suspensão do contrato de trabalho para fins de qualificação (art. 476-A da CLT), além de outras permitidas pela legislação.

    Por fim referido documento observa ainda que as dificuldades pessoais, familiares e arquitetônicas da trabalhadora gestante em realizar trabalho home office, ou sua dificuldade de adaptação a referida modalidade de prestação de serviço não podem configurar hipótese de justa causa.

    • Sobre o autorAdvogado especializado em Direito do Imobiliário e Condominial
    • Publicações7
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregadas-gestantes-e-o-enfrentamento-da-pandemia/1158846559

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)